Hoje vim aqui comentar um pouco sobre a origem do bouquet de noiva....
Bom, conta a história de que ele surgiu na Grécia, sendo uma espécie de amuleto, pois na idade média era comum a noiva fazer o trajeto até a igreja a pé, e nesse caminho ela recebia das pessoas por quem passava, os mais diversos itens: ervas, grãos, temperos e flores, cada um com o seu significado, ervas espantavam maus espíritos, temperos eram capazes de adoçar ou amargar a relação, grãos e flores significavam fertilidade. Incluse acreditavam que colocando um pouco de açúcar no buquet era possivel tornar o temperamento da noiva "sempre dócil" durante todo o casamento. E foi nesta época, também, que a noiva depois de ganhar todos os votos de boa sorte durante o trajeto para a igreja, bem como, após a celebração do casamento, jogava o bouquet para as mulheres solteiras presentes na comemoração com o intuíto de "passar" bons fluídos.
Mais tarde na época Vitoriana ( século XIX), onde era impróprio declarar abertamente os sentimentos o bouquet passou a ser uma forma das noivas declararem o que estavam sentindo nesse dia atrávez da flor escolhida para o adorno, sendo os significados:
- Cactus: perseverança
- Copo de Leite: reconciliação
- Tulipa: declaração de amor
- Coroa Imperial: majestade, poder
- Margarida: inocência, virgindade
- Camélia Branca: grandeza da alma
- Cravo Amarelo: desprezo
- Lírio: pureza, doçura, inocencia
- Miosótis: fidelidade
- Flores do Campo: juventude
- Celósia: fertilidade
- Cravos Variados: rejeição
- Crisântemo: paixão
- Rosas: amor em suas várias formas
- Dália: crescimento
- Hortência: frieza, indiferença
- Dedaleira: falsidade
- Gerânio escuro: tristeza
- Dente-de-Leão: oráculo
- Gérbera: vida, energia, beleza
- Orquídea: amor, perfeição
- Amarilís: orgulho, dignidade
Hoje o bouquet continua sendo um item indispensável, e as noivas atuais estão combinando a tonalidade do bouquet com a tonalidade do sapato. Deve-se levar em consideração para escolher o bouquet perfeito a personalidade, o modelo do vestido e a época do ano em que será o casamento.
Modelos de Bouquet:
- Redondo: é indicado para as noivas com menor estatura, pois combina com decotes arredondados e mangas curtas. Evitado o uso com vestidos com franzidos na cintura ou calda.
- Cascata: um modelo mais sofisticado, combina com casamentos à noite. Também conhecido como "cacho de uva" porque a parte de cima é mais cheia de flores e a caída é feita com arranjos imitando uma cascata, o tamanho fica em torno de 45cm, por isso combina com as noivas mais altas, combina com modelos de vestidos mais pomposos, vestidos de mangas longas, decotes princesa, quadrado e em “v”.
- Braçada: muito estiloso e pode ser usado por mulheres altas e em uma versão de tamanho menor pelas damas de honra, enquanto a noiva pode optar pelo redondo ou cascata. Bastante usado nos casamentos mais informais, deve ser carregado nos braços de forma inversa ao cascata, fica ótimo com vestidos de modelo justos, com longas luvas e sem mangas.
- Unica flor: o modelo mais clean, para quem prefere casar no campo ou na praia, a unica flor deve ter um cabo longo e um laço para dar um ar de sofisticação, combina com vestidos mais simples e de tecidos leves.
O Bouquet não precisa combinar com os arranjos da festa. Se o casamento for durante o dia os bouquets devem ser os pequenos ou médios, a noite ele pode ser maior e mais chamativo.
Atualmente existe a opção de bouquet de flores naturais, artificiais (pouco usado), tecido, botãos, pérola, conchas. Por hoje é isso noivinhas, na próxima postagem mostrarei fotos dos mais inusitados bouquets, tenho certeza que de um deles você vai gostar, ou ao menos tirar uma ideia para pedir um modelo exclusivo a sua florista.
Um abraço da Poli
Nenhum comentário:
Postar um comentário